quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tulipa Ruiz - Efêmera


Tulipa ruiz é flor e cor em alto e bom som, "Efêmera" é um dos cds que marcam o mercado fonográfico de 2010 e o começo da nem tão recente carreira de Tulupa Ruiz, quem teve a oportunidade de ouvir as primeiras gravações (ainda demo) no myspace pode vê o quanto ela já conquistou de 2008 para cá. Seu primeiro cd é completo, fala do cotiano e de amor em outra perspectiva, de forma bastante natural que não dá para pôr limites, mpb ou pop, não dá! e o seu diferencial está aí, blues, pop, groove com uma levada rock.

Efêmera tem vários estilos, são dez faixas que te levam do atual ao passado. As músicas "Efêmera", "Pedrinho" e "As vezes" tem um toque meio anos 80, a música "efêmera" tem um tom meio havaiano, "Pedrinho" já tem uma batida blues que mais parece toque de marcha militar. "As vezes" já tem um som mais pop e conta com a composição do pai de Tulipa Ruiz, o guitarrista Luiz Chagas que assim como o irmão dela, Gustavo Ruiz, são figuras presentes na produção do cd e tocam vários instrumentos também.
Além da química familiar o cd conta com a presença de Dudu Tsuda, Duani, Márcio Arantes, Stéphane San Juan e além da participação especial de Kassin, Céu e Thalma de Freitas.

As músicas "Brocal Dourado" e "A ordem das árvores" já tem uns efeitos mais atuais, uma levada mais groove com um pouco de funk. A ordem das árvores tem uma letra muito inteligente. ("Cada andorinha é lotada de pinheiro / e o joão-de-barro adora o eucalipto / A ordem das árvores, não altera o passarinho"). Que vão dar uma equilibrada as músicas mais 'românticas' do cd como "Sushi" e "Só sei dançar com você", que apesar de falarem de amor, fogem do comum.

Não importa do que se trate, tulipa sempre cria o real de forma diferente, até seu estilo ela varia, as vezes Bjork, outras Gal Costa, arranjos, melodia, tudo varia. Tulipa Ruiz é criatividade, e seu cd "Êfemera" é apenas um pedaço da sua capacidade, e pra nós, a felicidade de saber que a música brasileira ainda está viva!


Consuma:
http://myspace.com/tuliparuiz

Stephanie Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário