terça-feira, 19 de abril de 2011

Quarteto Novo - 1967


O Quarteto Novo foi uma banda de música instrumental da década de 60, inicialmente chamada de Trio Novo. Foi criada, a princípio, com o objetivo de acompanhar o compositor Geraldo Vandré em 1966. O grupo contava com músicos de regiões distintas do Brasil, e em 1967 lançou seu único disco com o nome de Quarteto Novo.

Nesta ocasião o quarteto era integrado por ninguém menos que Airto Moreira (bateria e percussão), Théo de Barros (contrabaixo e violão), Heraldo do Monte (viola e guitarra) e Hermeto Pascoal (piano e flauta).

O que impressiona é a habilidade individual dos músicos, mesclada ao feelingdas composições que traziam uma sonoridade extremamente brasileira, mas sem deixar de lado as influências do jazz e da musica contemporânea da época.

O Quarteto ainda gravou um disco em 1969 como banda de apoio de Edu Lobo (um belo disco por sinal, só que mais voltado para a bossa nova). Sem dúvida uma das maiores influências da CAAPORA, esses são uns dos maiores gênios da música instrumental de todos os tempos reunidos em um trabalho lindo e único, que inspirou movimentos regionais em todo o país, e continuará inspirando enquanto houver quem o escute.


Fonte:

http://caapora.wordpress.com/

MR.Groove

Um comentário:

  1. *
    Maravilha!

    Lá pros meados dos anos 1990, eu tinha um cd (comprado na finada Aki Discos, onde fazia a 'feira', todo mês; rs.) da série 2 em 1, com o disco do Quarteto Novo + um de Radamés Gnattali, no mesmo cd.

    Demais!

    Diz-se que gente dos Beatles conheceu o Quarteto Novo e as referências teriam sido usadas no trabalho do quarteto de Liverpool.

    Como os ingleses costumavam pesquisar mundo afora, colhendo (as melhores) referências, é bem possível que o Quarteto Novo tenha, de alguma forma, influenciado os Beatles.

    Como se diz por aqui: segura a chapa!
    Rs.

    Saudações Poéticas!

    .*.

    ResponderExcluir