quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Hugo Linns - Fita Branca


Hugo Linns músico pernambucano, cresceu ouvindo as melodias características do Nordeste, desde sua formação inicial como musicista no Conservatório Pernambucano de Música, depois ingressou na Universidade Federal de Pernambuco no curso de Licenciatura em Música, onde aprofundou seus conhecimentos musicais e foi pesquisador em Etnomusicologia pelo CNPQ. Vem participando de atividades culturais nacionais e internacionais exercendo a profissão de músico, arranjador, compositor, diretor musical e produtor.

Seu trabalho se baseia na experiência vivida dentro da cultura popular em apresentações, estudos e pesquisas, e, na vivência da cultura do mundo vista pelo músico. Hugo Linns é da nova geração pernambucana e traz o universo da música cabocla do nordeste para este trabalho, vindo do seu aprendizado com os cantos indígenas, os coquistas, os cirandeiros, cantadores de viola e os rabequeiros de Pernambuco, numa mistura rica e autêntica da nossa cultura popular, trazendo toda essa influência musical para a sua música de viola numa sonoridade bem peculiar e inovadora para o instrumento.

Da pesquisa, vivência vem a sua música inspirada nas músicas de seus grandes mestres (entre eles o violeiro pernambucano conhecido nacionalmente Adelmo Arcoverde, com o qual Hugo Linns toca desde 2006). Sempre tentando explorar as possibilidades musicais da viola dinâmica, nunca antes experimentadas. A viola é um instrumento originário de Portugal, trazido por colonos e jesuítas. Ele teve sua principal mudança estrutural aqui no Nordeste, onde é chamado de “Viola Dinâmica”, seu tampo contém várias bocas e um disco de alumínio no centro do bojo, o que lhe dá uma sonoridade única e marcante com sotaque próprio do Nordeste.

Acabou de gravar seu primeiro CD intitulado - Fita Branca - na simbologia de ser um trabalho de enlace, uma junção de um único caminho vindo de varias partes que se defini muito com sua historia com a viola dinâmica, trazendo um belo trabalho de cordas junto com a percussão que vem trazer uma forte e ao mesmo tempo sutil base rítmica para completar a originalidade das músicas, com forte influência dos brinquedos populares. O lançamento do CD esta previsto para o final de 2010.

Consuma:

Mr.Groove

Nenhum comentário:

Postar um comentário