segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Roda de dialogo - O atual mercado de música brasileiro

Publico 
A Maloka Groove dessa vez desembarca em Pesqueira, terra do cacique Xicão Xucuru, do cantor Paulo Diniz e de grandes personalidades da história Pernambucana. Fomos participar da “Roda de dialogo: O novo mercado da música Brasileiro”, promovido pelo Festival Pernambuco Nação Cultural. Esse tema é um tanto polêmico em relação a febre virtual que assola o nosso universo musical, entre os participantes estão China, Clayton Barros, Dj Renato da Mata e Leo Antunes. 

Leo Antunes e DJ Renato da Mata
Abrindo o diálogo Leo Antunes falou um pouco do Festival Pernambuco Nação Cultural e da novidade que foi implantada na 12ª Festa da Renascença, que foi o palco garagem localizado no bairro do Prado, reunindo bandas tanto da localidade quando das regiões vizinhas.

China e Clayton Barros
Em seguida Clayton Barros falou de seu trabalho solo com Os Sertões “A idade dos metais”, disco esse que veio remeter ao mesmo o tempo em que ele tocava nos bares da noite em Arcoverde, ressaltou também a liberdade musical que a carreira solo lhe oferece.

Na sequencia China falou aos presentes um pouco da sua carreira e da dificuldade que era gravar no início de sua jornada pelo mundo da música, falou também da “Cooperativa musical” que acontece na cidade de Recife, “todos se ajudam e fazem com que a cena se movimente”.

Leo Antunes, Dj Renato da Mata, Mecinho Groove, China e Clayton Barros
Encerrando o dialogo o Dj Renato da Mata, filho de um dos integrantes da banda “The Gentlemen”, antiga banda de Zé Ramalho, falou da sua iniciação na música, e que chegou a usar os discos de seu pai para experimentar algumas sonoridades nas Pick-ups, também foi ressaltado pelo mesmo a questão do êxodo musical que acontece em Pernambuco, onde os nossos artistas passam a viajar ou até morar em São Paulo por terem mais oportunidades dentro do seu campo de trabalho.

Um dialogo bem produtivo a meu ver, sai de barriga cheia como bom ser Antropofágico, são iniciativas como essa que direcionam quem está no início de carreira, ou seja, Pernambuco mais uma vez mostra a sua força dentro do campo da formação cultural.

Mr.Groove

Nenhum comentário:

Postar um comentário